Doença rara é quando afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos e no Brasil a OMS estima que são 13 milhões de pessoas. É um número bastante expressivo…
Por outro lado, são inúmeras as doenças que podem ser caracterizadas como raras embora algumas não sejam tão raras assim, pois aparecem com frequência nos meus atendimentos. Dentre elas poderia citar a Fibrose cística, Erros Inatos do Metabolismos (ou Doenças de Depósito), Sarcoidose, Amiloidose, Osteogenese Imperfeita, Doença de Pompe, entre outras.
Doenças Raras não são fáceis de enfrentar, elas exigem dedicação, esforço e normalmente envolvem toda a família. Infelizmente, elas não possuem cura, mas o mais importante é que existem tratamentos que colaboram para a saúde, bem-estar e qualidade de vida desses pacientes. A cada doença rara faço uma análise do comprometimento e quais vacinas são importantes. É essencial manter a regularidade nos tratamentos para os resultados desejados. Tudo isso é desafiador, mas posso garantir que vale a pena.